sábado, 5 de maio de 2012

UMA CRENÇA SILENCIOSA EM ANJOS: SOFRIMENTO E REDENÇÃO

"Livro de R.J. Ellory conta a história de um jovem escritor que passa por décadas de perdas e sofrimentos, e neles encontra forças para sempre se levantar"

Por João Messias Jr.

Joseph Calvin Vaughan era um menino de 12 anos que vivia com os pais em Augusta Falls, Geórgia, e que poderia ter uma vida comum a de qualquer garoto de sua idade, mas uma série de acontecimentos transformaram a então pacata e simples vida deste rapaz, primeiro a morte do pai Earl Theodore Vaughan, onde Joseph acabava prevendo o acontecimento através de plumas brancas que via caindo pelo céu.
Uma Crença Silenciosa em Anjos
Imagem Extraída da Internet

E com a morte de seu pai ele quis saber se o mesmo havia virado um anjo, e com isso passa a ler sobre anjos, e assim acaba se aproximando ainda mais de sua professora, Alexandra Webber, a primeira pessoa que incentivou Joseph a escrever livros, e que futuramente seria a sua primeira esposa.

Percebendo o talento do futuro escritor, Alex, como é chamada pelo protagonista, envia um conto de Vaughan para Comissão de Julgadora dos Jovens Contistas, e embora não tenha sido publicado, deixa uma boa impressão.

Além da família e dos colegas de escola, Vaughan tinha como pessoas mais próximas o amigo da família Reily Hawkins e o xerife da cidade Haynes Dearing, onde o último mostra no decorrer da obra o poder silencioso de um animal peçonhento.

Mas entre isso começam a ocorrer bárbaros assassinatos de meninas em Augusta Falls e nas cidades próximas, tendo início com Alice Ruth Van Horne, e isso acaba mexendo com Joseph, que acaba acompanhando mais outros assassinatos, onde dois acabam mexendo com o protagonista: a morte de Elena Krueger, queimada num incêndio criminoso na residência da família, na qual ele havia prometido protegê-la do assassino e ter visto o corpo de Virginia Grace Perlman.

Inconformado com os assassinatos, junto com seus amigos Ronald Duggan, Daniel McRae, Hans Krueger, Michael Wiltsey, Maurice Fricker os Guardiões, que tinham como propósito proteger as meninas de Augusta Falls, fazendo inclusive um pacto de sangue entre eles.

Com isso Vaughan acaba tendo uma adolescência traumática, pois além dos assassinatos das meninas, acaba descobrindo o envolvimento de sua mãe com Gunther Krueger, pai de Elena.

Mas com os assassinatos não solucionados, a ida de sua mãe para um sanatório, a ida dos Krueger para outra cidade e a morte de Alex, além de ser visto como assassino das crianças, Vaughan resolve mudar de ares, indo para o Brooklyn, onde depois de alguns dias num hotel, vai para uma pensão entre as ruas de Throop e Quincy, onde sua vida passará por mais transformações.

Lá conhece Joyce Spragg, com quem tem um breve envolvimento (físico), Paul Hennessy (esse um verdadeiro amigo), e estabilizado em seu novo ambiente, conhece Bridget McCormack, por quem sente mais uma vez o amor bater. E logo Joseph e Bridget começam a namorar, e assim como Alex, Bridget também incentiva Vaughan, inclusive é a responsável pela publicação do seu primeiro livro, chamado A Volta Ao Lar.

Com um novo amor e o lançamento do seu livro, a vida de Joseph Vaughan parecia entrar nos eixos, mas o assassinato de Bridget (que estava grávida) no quarto do casal acaba com a vida do escritor, pois fora acusado pela morte de sua namorada e condenado a prisão perpétua, num julgamento que foram avaliadas apenas as provas circunstanciais.

Agora tendo 39 anos nas costas e após mais de uma década preso, Joseph é incentivado por Paul Hennessy a provar a sua inocência, e com isso escreve o seu segundo livro, Uma Crença Silenciosa Em Anjos, onde o mesmo relata a sua inocência e das injustiças ocorridas, e quando o livro é lançado, vira um sucesso de crítica e pressionado pela imprensa, Vaughan têm o direito a um novo julgamento e é considerado inocente.

Desgastado, resolve voltar para Augusta Falls (devido ao sucesso de seu livro, era uma espécie de herói local) para tentar entender o significado de tantas tragédias, e chegando na cidade, tenta falar com alguns dos Guardiões, mas todos querem esquecer as tragédias, Reily Hawkins já havia falecido,  só faltando Haynes Dearing para saber o motivo de tantas tragédias.

Com o intermédio do xerife Norman Vallely conseguiu saber do paradeiro de Dearing e já de volta ao Brooklyn, marca um encontro com Dearing para resolver de uma vez por todas todo o sofrimento que adquirira com tantas tragédias.

E o fim é o que podemos chamar de um confronto da luz com as trevas, tendo de um lado uma pessoa atormentada por tantos sofrimentos e do outro alguém que deveria proteger a tudo e todos por ter sido uma autoridade, onde se pode dizer que Vaughan de certa forma foi voar com os anjos, aprendendo tudo o que é bom, buscando forças e se renovando para aparecer de forma brilhante ao mundo.

Obrigatório, principalmente para aqueles que procuram por novidades e gostam de obras dinâmicas e instigantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário