segunda-feira, 28 de maio de 2012

MERA COINCIDÊNCIA AQUI NO BRASIL?

"Filme mostra como um trabalho bem feito de Assessoria de Comunicação mesclada ao rápido esquecimento do povo, reverte situações e gera ótimos resultados"

Por João Messias Jr.

Capa do filme Mera Coincidência
Imagem extraída da Internet
Como dito nas linhas acima, esse filme mostra que com um bom trabalho de Assessoria (e  a  "perda de memória" das pessoas) podemos reverter situações ruins, como o início da trama, que mostra o envolvimento de um político candidato a eleição com uma estagiária.Mera Coincidência?

Melhor seria dizer que é mais que isso, pois os Assessores deste político não medem custos e esforços para terem os melhores profissionais ao seu lado para mudar a opinião pública, desde o acontecimento na Albânia, o soldado que sobreviveu a duras penas, entre outras, tudo no melhor estilo americano, com muito sensacionalismo e muito exagero, mas que são essenciais para melhor compreensão do filme.

E aqui eles conseguem a eleição de seu cliente. Mas Mera Coincidência mostra o lado ruim de quem resolve "abandonar o barco" por discordar de algumas opiniões, que dependendo da situação paga com a própria vida, como acontece aqui com o diretor de cinema vivido por Dustin Hoffmann, que por não receber os devidos créditos nas manobras ocorridas, "repentinamente" sofre um ataque cardíaco. Mera Coincidência?

Fazendo um paralelo com o Brasil, se por um lado as situações ocorridas não são cheias de glamour como nos filmes, tem o mesmo contexto, como o candidato Paulo Maluf que dizia na eleição do então candidato a Prefeitura de SP, Celso Pitta: "Se o Pitta não for um bom Prefeito não votem em mim", e  coincidentemente Pitta teve o nome envolvido em muitos escândalos.

Maluf, com seu jeito particular de ser, sempre mudava o foco das perguntas quando era perguntado sobre isso e creio que a maioria das pessoas já se esqueceu do que ele disse na campanha de Pitta (que infelizmente não está entre nós para contar histórias) e há alguns anos Maluf foi o deputado com o maior número de votos. É mole?

Outro que merece ser citado é Fernando Collor, que mesmo após os escândalos em sua gestão presidencial, ja foi eleito em seu estado e creio que caso se candidate a Presidência novamente, tem tudo para ficar entre os mais votados.

Mas fica a reflexão: Eles são os únicos culpados? Não, boa parte é do povo, que por não ter uma educação de qualidade, sem condições de frequentar uma Universidade (para desenvolver o Pensamento Crítico), e infelizmente por aprender apenas a reproduzir informações e gostar apenas do que aparece na mídia com os "Ai Se eu Te Pego" da vida, essa situação de bandido virar mocinho continuará por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário